A importância do ato de ler

           Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra, pois ele revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escola. Dessa forma a leitura das palavras na escolarização ou de sua escrita, de nada implicaria na leitura da realidade, o mesmo notou que quanto mais codificava a leitura dessa realidade, mais aumentava a capacidade do individuo de perceber e aprender. E ao mesmo tempo as importâncias da leitura no processo de alfabetização desde que fosse livros, textos, palavras e conteúdos sejam de acordo com o interesse e necessidade do leitor.
            Podemos dizer que a leitura é como uma chave com a qual abrimos o mundo da imaginação e ao mesmo tempo nos tornamos mais inteligentes em diversos aspectos.

            “O processo de aprendizagem na alfabetização de adultos será envolvido na prática de ler, de interpretar o que leêm, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já tem de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade. (FREIRE p. 48)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paródia - Trem Bala

A importância da pedagogia